Você está aqui: Home » Clima/Energia/Mobilidade » Até o Papa Francisco está falando de Ecologia: Leia a nova encíclica Papal sobre o cuidado da casa comum

Até o Papa Francisco está falando de Ecologia: Leia a nova encíclica Papal sobre o cuidado da casa comum

Nova

Nova Enciclica do Vaticano fala sobre Ecologia e cuidado com o Planeta

Falar do Meio Ambiente, de Ecologia se faz cada vez mais necessário e urgente, apesar do profundo ignorar dos atuais governos, sejam mais progressistas ou conservadores.

A novidade agora é o Vaticano, através do atual Papa Francisco, publicar uma nova encíclica exclusivamente dedicada ao Meio Ambiente. Intitulada  “Louvado sejas – sobre o cuidado da casa comum”.  Obviamente em se tratando de um documento da igreja católica, a mesma trata o planeta Terra como uma criação divina. No entanto, adverte para a necessidade de mudanças em nosso estilo de vida, promovendo uma reflexão para o cuidado com o meio ambiente. Brasileiros como Frei Betto e Leonardo Boff auxiliaram na produção da mesma.

A mesma aponta os seres humanos como os responsáveis pelas mudanças climáticas, ecoando as vozes do Antropoceno. O que não sabemos ao certo se ela aponta corretamente o dedo aos tais “seres humanos” pois não podemos generalizar e dizer que todos os humanos são responsáveis, pois sabemos muito bem que numa sociedade capitalista de classes sociais distintas há um abismo de diferenças nos estilos de vida de cada tipo de pessoa, em cada tipo de país ou continente.

A encíclica está dividida em seis capítulos que falam sobre a mudança climática, a dívida ecológica, a questão da água, a crise ecológica bem como as mudanças no estilo de vida. Segundo o Pontífice :

“Lanço um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos construindo o futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental que vivemos e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós”. Papa Francisco

A nova encíclica se soma as pressões sobre os países ricos a poucos meses da COP21, a Conferência sobre o Clima organizada pela ONU em Paris, no final do ano.

Seria esse um novo mandamento para os cristãos e cristãs? Não poluirás? Não Degradarás? Não destruirás o Planeta Terra?

De fato bons planetas são difíceis de encontrar e parece que cada vez mais outros se somam a longa luta ecológica que há muito busca promover uma reflexão sobre o que há por vir nesse mundo onde o capitalismo insiste em ser ilimitado num planeta com elementos limitados.

Aos interessados/as, compartilhamos o documento, no qual pretendemos analisar posteriormente:

Scroll to top