Você está aqui: Home » Arborização » Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, mais corte de ávores

Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, mais corte de ávores

Ato contra a arborização urbana e deseducativo, na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente. Fonte: CEA.

Na semana do do Dia Mundial do Meio Ambiente, recebemos mais uma denuncia de corte e poda de árvores. Dessa vez o ato contrário a arborização urbana, tão importante para a saúde pública e para a ecologia urbana, se deu dentro de uma escola pública e na via publica à sua frente.

Nossa avaliação preliminar não identificou condições fitossanitárias que indicassem a necessidade uma poda dessa forma, a qual dificilmente não levará  a morte da árvore. Nem tão pouco se justificaria pela melhora da insolação no prédio educacional, visto que é justamente o prédio que faz sombra a árvore.

Mais cortes de árvores que parecem desnecessários e, o que pior, num estabelecimento de educação que deve zelar pela proteção ambiental e pela educação ambiental, conforme estabelecem as normas legais vigentes.

Se essa diminuição da arborização urbana contou com autorização da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), essa precisa fazer o que dificilmente faz: dar a devida transparência aos seus atos e explicar, legal e tecnicamente, as motivações para tal, as quias ainda são desconhecidas para as derrubadas e cortes de árvores na Praça Pedro Osório, nesse semestre.

Situação da árvore em abril de 2018. Fonte: Google Maps.

Scroll to top